quarta-feira, 4 de novembro de 2009

ÁLCOOL UMA DROGA

ÁLCOOL UMA DROGA

Apesar do desconhecimento por parte da maioria das pessoas, o álcool também é considerado uma droga psicotrópica, pois ele atua no sistema nervoso central, provocando uma mudança no comportamento de quem o consome, além de ter potencial para desenvolver dependência.

O álcool é uma das poucas drogas psicotrópicas que tem seu consumo admitido e até incentivado pela sociedade. Esse é um dos motivos pelo qual ele é encarado de forma diferenciada, quando comparado com as demais drogas.

Apesar de sua ampla aceitação social, o consumo de bebidas alcoólicas, quando excessivo, passa a ser um problema. O consumo inadequado do álcool é um importante problema de saúde pública, especialmente nas sociedades ocidentais, acarretando altos custos para sociedade e envolvendo questões, médicas, psicológicas, profissionais e familiares.

Bebidas alcoólicas são aquelas que contêm uma determinada percentagem de álcool puro na sua constituição, designada por grau alcoólico da bebida. Para as bebidas mais comuns a quantidade de álcool contida, em gramas, é:

Garrafa de cerveja (0,33 l) 5% 13 g
Garrafa de vinho (0,40 l) 11% 35g
Cálice de Porto (0,10 l) 20% 16 g
Cálice de licor (0,05 l) 30% 12 g
Cálice de aguardente (0,05 l) 40% 16 g
Copo de whisky (0,08 l) 40% 26 g

O álcool é rapidamente absorvido do estômago para a corrente sangüínea. A maior parte é metabolizado no fígado e o resto é excretado no suor e na urina. É mais rapidamente absorvido se a pessoa estiver em jejum, de maneira que é aconselhável comer antes de beber. De forma geral, demora cerca de uma hora a metabolizar e excretar uma bebida alcoólica, dependendo, claro, do teor alcoólico.

A taxa de álcool no sangue ou taxa de alcoolemia é dada pela relação entre a quantidade de álcool no sangue e a quantidade de fluido orgânico do organismo (a quantidade de fluido orgânico no organismo corresponde a 70% do peso total nos homens e a 60% nas mulheres

Por isso bebam coisas saudáveis.

:: Alípio 10:19 AM [+] ::

Nenhum comentário:

Postar um comentário